Marina em Caraguatatuba dá dicas sobre navegação segura

 

Quem navega há bastante tempo sabe que a segurança é uma das bases mais importantes para quem deseja navegar. Afinal, não adotar medidas de segurança adequadas em uma navegação pode comprometer completamente o passeio de lancha.

Pensando nisso, a Marina Imperial, que é uma marina localizada em Caraguatatuba, trouxe algumas dicas sobre navegação segura para os iniciantes na vida náutica. Confira as dicas a seguir!

1. Jamais pilote uma lancha sem habilitação

A primeira dica da Marina Imperial é que os navegantes não devem, em hipótese alguma, navegar sem ter a habilitação adequada. Se você é iniciante no mundo náutico, saiba que a habilitação é o Arrais-Amador, uma certificação que permite pilotar barcos pequenos, como lanchas, jet skis e barcos de pesca. 

Ter uma habilitação é importante para que o navegante saiba como agir em determinadas situações durante a navegação. Além disso, o curso que possibilita obter a habilitação, dá orientações para que a pessoa saiba como pilotar uma embarcação considerando todas as práticas e técnicas adequadas.

A marina orienta que navegar sem a habilitação é ilegal e torna a navegação insegura. O mesmo se aplica para casos onde o piloto "deixa" uma pessoa sem habilitação pilotar a lancha. 

2. Nunca saia com pouco combustível no barco

Outra dica importante dada pela Marina Imperial é sobre o combustível no barco. De acordo com a marina, que oferece vários serviços inclusive o de abastecimento de combustível, imprevistos podem acontecer a todo momento e sair com pouco combustível pode ser comprometedor. 

O ideal, segundo a marina, é ter mais combustível do que o necessário para realizar o trajeto, pois se acontecer algum imprevisto como "sair da rota", ainda haverá combustível para retornar até a marina.

3. Sempre confira a previsão do tempo antes de sair

Se tem algo que pode dar insegurança para uma navegação é o mau tempo. Infelizmente não há como garantir que você não enfrentará um mau tempo em sua viagem. No entanto, dá para conferir a previsão do dia para evitar uma navegação durante uma tempestade, por exemplo. 

4. Sempre informe uma marina sobre sua saída e retorno

A marina informa que é fundamental que o navegante forneça informações para uma marina quando for realizar um passeio. Essas informações devem incluir o trajeto que será realizado e a previsão de retorno. Dessa forma, a marina poderá enviar uma equipe de socorro náutico caso você não retorne por algum problema e não tenha conseguido acionar o socorro. 

5. Nunca saia de barco sem ter colete salva-vidas para todos

Outra dica muito importante dada pela Marina Imperial é sobre o equipamento de salvatagem. Para uma navegação segura, a marina orienta que o piloto deve verificar se todos os tripulantes possuem colete salva-vidas, pois é este instrumento que auxiliará na sobrevivência dos tripulantes caso aconteça algum acidente. 

A Marina Imperial Caraguatatuba SP é uma das marinas mais completas da cidade. Ela fica na Av. José Herculano, 7311 – Porto Novo, Caraguatatuba – SP, CEP: 11669-330. Lá você poderá contratar vários serviços náuticos, incluindo venda de embarcações, despachante náutico, garagem náutica, aluguel de lancha, e toda a infraestrutura e segurança que você precisa.

Além disso, lá você poderá obter orientações para uma navegação segura por Caraguatatuba. Conheça a Marina Imperial, uma das principais marinas do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Comentários